1º Seminário de Ensino e Aprendizagem de Línguas

 
  

Carga horária: 30 h/a
Local: Auditório Prof. Ney Marques - UEM

 
14 de junho de 2007
Manhã: 
8h – Entrega de materiais
8h30 – 8h45– Abertura oficial do 1º Seali
8h45- 9h15 - Grupo de Pesquisa Interação e escrita no ensino e aprendizagem
9h15 - 9h30 - Intervalo
9h30 – 11h30 – Conferência: Gêneros de discurso - História de um conceito: da enunciação aos letramentos críticos, Roxane Rojo (UNICAMP)

Tarde: 
13h30 – 14h50 – O processo de construção de uma seqüência didática do gênero carta do leitor: uma experiência no estágio supervisionado - Cláudia Valéria Doná Hila e Lílian Cristina Buzatto Ritter
14h50 - 15h30 – Aspectos do interlocutor na interação escrita por e-mail - Wilsilene Rodrigues Thom 
15h30 – 15h45 - Intervalo
15h45 – 17h05 - Interação e gêneros discursivos: o papel do mediador na produção escrita do aluno - Flávia Zanutto e Neil Armstrong Franco de Oliveira 
17h05 – 17h30 - Discussões sobre as pesquisas apresentadas 


Noite:
19h30 – 20h30 – Avaliação de leitura, gêneros discursivos e construção da escrita – Renilson José Menegassi (UEM)

20h30 – 22h30 – Palestra: Interação entre os processos de leitura e formação de leitores– Ruth Ceccon Barreiros (UNIOESTE) e equipe:
Vozes que se revelam nas redações dos vestibulandos: pistas de leitura - Leidiani da Silva Reis (UNIOESTE)
Estratégias de incentivo à leitura nas séries iniciais - Thanny Zimermann (UNIOESTE)
A leitura critica como base para a cidadania - Mariana Liotto (UNIOESTE)

 
15 de junho de 2007
Manhã:
8h – 10h – Mesa-redonda: O ensino de língua estrangeira: perspectivas e práticas 
- O ensino da língua espanhola através da organização de um evento: um relato de experiência - Viviane Cristina Poletto Lugli (UEM/FAFIJAN) 
- Atividades de microensino com futuros professores de língua inglesa: construindo o conceito de transposição didática - Ana Paula Trevisani (UEM)
- Ensino e aprendizagem de língua francesa na UEM: relato de uma experiência - Margarida da Silveira Corsi (UEM)

10h – 10h15 – Intervalo

10h15 – 12h – Palestra: Repensando o ensino-aprendizagem de língua: os gêneros do discurso como um dos objetos de ensino, Jaqueline Peixoto Barbosa (PUC-SP)

Tarde: 
13h30 – 14h – Para que ler os textos oferecidos pelos livros didáticos? - Marilúcia dos Santos Domingos Striquer
14h - 14h30 – Qual a finalidade dos exercícios de produção escrita no livro didático? – Ângela Fracine Fuza
14h30 – 15h - Representações dos afrodescendentes no livro didático de língua portuguesa do Ensino Fundamental - Giselle Rodrigues Ribeiro
15h – 15h45 - As intervenções do mediador e as ações de reescrita dos alunos no processo de produção textual - Débora Azevedo Malentachi 
15h45 – 16h - Intervalo
16h – 16h30 - Características da escrita nos estágios supervisionados - Márcia Cristina Grecco Ohuschi
16h30 – 17h - A gramática na formação do professor: quem comanda o seu ensino no curso de Letras? - Sílvia Regina Emiliano
17h – 17h30 – Discussões sobre as pesquisas apresentadas 

Noite:
19h30 – 21h15 – Mesa-redonda: Ensino de língua materna: múltiplos olhares 
- Literatura, leitura e escrita: a ressignificação da identidade de indivíduos em situação de exclusão social, Alice Áurea Penteado Martha e Marilurdes Zanini (UEM)
- Saberes gramaticais - entre a descrição e o uso, Ana Cristina Hintz (UEM)
- "O leitor e seus outros: elementos do discurso para a compreensão dos efeitos de sentido entre interlocutores". Pedro Navarro (UEM)

21h15 – 21h30 - Intervalo

21h30 – 22h45 – Palestra: Gênero textual como instrumento para ensino-aprendizagem de expressão escrita em LE, Vera Lopes Cristovão (UEL)

22h45 – 23h – Encerramento do SEALI
 
 

1º SEALI | UEM - CCH - DLE- PLE