Quem Somos

O grupo letramento, etnografia, interação, aprendizagem e multilinguismo (LEIAM) reúne pesquisadores interessados em investigar e descrever os diversos letramentos presentes em nossa sociedade, procurando articulá-los com o contexto sócio-cultural e multilíngue (línguas e suas variedades) e reconhecer a sua relação com a aprendizagem escolar. Teorias que concebem o letramento como prática social farão parte do arcabouço teórico-metodológico. Desse modo, do ponto de vista metodológico, a etnografia possibilitará a geração de dados qualitativos que permitam conhecer as práticas de letramento da família e da escola frequentada pela criança. Além disso, a teoria abarcará a Análise da Conversa Etnometodológica (ACE) e a Sociolinguística Interacional que orientarão a descrição de ações as quais possam subsidiar questões referentes à aprendizagem. Participarão do grupo pesquisadores, tais como, alunos de pós-graduação, alunos de graduação envolvidos em projetos de iniciação científica, professores e outras pessoas da comunidade interessadas em refletir sobre o ensino e a aprendizagem escolar, especialmente em contextos sociolinguisticamente complexos. O grupo também deverá promover eventos nos quais o escopo das discussões alcance também os professores do ensino fundamental e médio, de forma a contribuir com a prática escolar.