Histórico
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA APLICADA (MESTRADO)
PLA (de 1997 a 2003)
O projeto de criação do Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada (PLA), área de concentração: Ensino-aprendizagem de língua materna, iniciou-se em março de 1997, após parecer favorável de todas as instâncias da UEM (Parecer nº 009/96-CAD, Resoluções nº. 117/96-CEP, 048/96-COU). O parecer da CAPES, recomendando o Programa, foi emitido em 21/12/98.
Desde o primeiro exame de seleção, com 35 inscritos, o Programa mostrou que teria grande aceitação na região, dadas as suas características fortes de inserção na prática de situações de ensino-aprendizagem de língua materna, sem, no entanto, desligar-se das teorias que embasam tal relacionamento. Nos anos subsequentes, a demanda pelo Programa cresceu substancialmente como se poderá notar pelos dados:
Ano |
Vagas |
Inscritos |
1997 |
10 |
35 |
1998 |
10 |
52 |
1999 |
10 |
87 |
2000 |
10 |
102 |
2001 |
10 |
118 |
2002 |
15 |
170 |
2003 |
15 |
166 |
Nesse período, o Programa titulou 78 pós-graduandos e, desses titulados, muitos atuam em Instituições de Ensino Superior de Maringá e região, bem como em instituições de estados vizinhos. Desse total, outros foram aprovados em Cursos de Doutorado em Instituições no Brasil, como UNESP, UEL, UNICAMP, UFPR e exterior.
Quadro Evolutivo de Alunos Atendidos pelo
Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada
Ano |
1º Semestre |
2º Semestre |
||
Inscritos |
Matriculados |
Inscritos |
Matriculados |
|
1997 |
-- |
27 |
-- |
40 |
1998 |
-- |
40 |
-- |
36 |
1999 |
-- |
37 |
-- |
55 |
2000 |
-- |
43 |
-- |
44 |
2001 |
88 |
49 |
136 |
62 |
2002 |
92 |
41 |
140 |
87 |
2003 |
139 |
32 |
207 |
62 |
Total Atendido |
319 |
269 |
483 |
386 |
OBS: No período compreendido entre 1997 e 2000, o critério de seleção de alunos não-regulares foi ordem de chegada de pessoas interessadas, não tendo, portanto, como quantificar o número de inscritos no período.
ALUNOS REGULARES
Turma |
Matriculados |
Desistentes |
Exames de Qualificação |
Defesas Públicas |
1997 |
10 |
1 |
9 |
9 |
1998 |
10 |
3 |
8 |
7 |
1999 |
10 |
2 |
8 |
8 |
2000 |
20 (*) |
2 |
18 |
18 |
2001 |
10 |
2 |
8 |
8 |
2002 |
15 |
1 |
14 |
14 |
2003 |
15 |
1 |
14 |
14 |
Total |
90 |
12 |
79 |
78 |
(*) Neste ano, o Programa manteve convênio com a Unicentro/Campus Guarapuava, ofertando 10 (dez) vagas àquela instituição, conforme Resolução nº 108/2000-CAD.
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS (MESTRADO) - PLE
(a partir de 2004)
Entretanto, com o crescimento da demanda pelo Programa, outros aspectos foram também se tornando patentes, tais como a busca por outras linhas de pesquisa, na área de Estudos Linguísticos, uma vez que a área de Ensino-aprendizagem em Língua Materna – com duas linhas: “leitura e produção textual” e “a literatura e a formação do leitor” - não atendia, depois alguns anos, às necessidades dos egressos de Cursos de Graduação de Maringá e região. Os candidatos a essa linha queixavam-se do enfoque direcionado a questões de ensino-aprendizagem da língua materna, manifestando interesse por outras linhas como “estudos do texto e do discurso”, aspectos ligados à morfologia, à sintaxe e, ainda, uma linha voltada à Língua Estrangeira; do mesmo modo, candidatos à linha de pesquisa voltada ao ensino da literatura, ressentiam-se de outros enfoques, que pudessem dar conta também de pressupostos teóricos e históricos na área dos Estudos Literários.
Paralela à expectativa dos virtuais candidatos ao Programa, corre a capacitação docente do Departamento de Letras, tanto na área de Estudos Linguísticos como na de Estudos Literários, que conta em seus quadros doutores distribuídos em áreas como Linguística, Língua Portuguesa e Estudos Literários de modo geral.
Assim, a proposta de transformação do Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada- PLA em Programa de Pós-graduação em Letras- PLE justificou-se, após 7 nos de criação do PLA:
- pela necessidade natural de crescimento do Programa que, afeto ao Departamento de Letras, viu seu quadro de professores com doutorado ampliar-se. A Universidade Estadual de Maringá, com uma política de capacitação docente bastante eficiente, tem propiciado a formação, em seus vários Centros e Departamentos, de um corpo docente qualificado e preparado para a pesquisa e a docência. Em razão desse esforço para capacitar seus professores, a UEM espera ver o corpo docente do DLE absorvido também em atividades de pós-graduação;
- pela demanda por cursos de pós-graduação na área de Letras, na Universidade Estadual de Maringá, proveniente de todo centro e noroeste do Paraná, do Estado de Mato Grosso do Sul, bem como do sudeste do Estado de São Paulo. Essa demanda tem crescido como se pôde verificar, pelo grande número de inscritos nos últimos testes de seleção realizados no PLA, revelando procura bastante acentuada tanto por outras linhas de pesquisa na Área de Estudos Linguísticos como pela introdução de linhas de pesquisa na Área de Estudos Literários, uma vez que o PLA está voltado apenas a Área de Ensino-Aprendizagem de Língua Materna.
A reestruturação do Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada para Programa de Pós-graduação em LETRAS foi aprovada em 12/11/2003, por meio da Resolução nº 190/2003-CEP.
A partir da reestruturação do Programa observamos o aumento expressivo no número de vagas, conforme os dados abaixo:
Quadro Evolutivo Vagas/Inscritos Programa de Pós-graduação em Letras - Mestrado |
01) Mestrado
Ano |
Vagas |
Inscritos |
2004 |
40 | 178 |
2005 |
40 | 155 |
2006 |
40 | 125 |
2007 |
40 | 124 |
2008 |
38 | 120 |
2009 |
42 | 108 |
2010 |
39 | 100 |
2011 |
39 | 95 |
2012 |
42 | 119 |
2013 |
41 | 115 |
2014 |
45 | 104 |
2015 |
48 | 166 |
2016 |
44 | 109 |
2017 |
43 | 122 |
2018 |
32 | 124 |
2019 |
36 | 133 |
02) Doutorado
Ano |
Vagas |
Inscritos |
2011 |
10 | 44 |
2012 |
11 | 46 |
2013 |
10 | 31 |
2014 |
15 | 69 |
2015 |
21 | 73 |
2016 |
18 | 67 |
*2016 |
15 | 20 |
2017 |
20 | 64 |
2018 |
20 | 67 |
2019 |
27 | 71 |
Quadro Evolutivo de Alunos Atendidos pelo Programa de Pós-graduação em Letras |
1) ALUNOS NÃO-REGULARES (ESPECIAIS)
Ano |
1º Semestre |
2º Semestre |
||
Inscritos |
Matriculados |
Inscritos |
Matriculados |
|
2004 |
156 |
88 |
161 |
79 |
2005 |
141 |
63 |
112 |
59 |
2006 |
119 |
60 |
185 |
62 |
2007 |
125 |
48 |
124 |
50 |
2008 |
181 |
67 |
137 |
50 |
2009 |
177 |
58 |
141 |
49 |
2010 |
137 |
43 |
129 |
48 |
2011 |
169 |
53 |
144 |
80 |
2012 |
197 |
82 |
126 |
87 |
2013 |
202 |
92 |
094 |
73 |
2014 |
171 |
73 |
145 |
78 |
2015 |
182 |
54 |
149 |
57 |
2016 |
147 |
91 |
151 |
69 |
2017 |
161 |
67 |
159 |
50 |
2018 |
147 |
67 |
175 |
57 |
2019 | ||||
Total Atendido |
2412 |
1006 |
2132 |
948 |
2) ALUNOS REGULARES - MESTRADO
Turma |
Matriculados |
Desistentes |
Exames de Qualificação |
Defesas Públicas |
2004 |
40 |
2 |
17 |
16 |
2005 |
30 |
1 |
20 |
18 |
2006 |
32 |
3 |
37 |
25 |
2007 |
31 |
1 |
27 |
30 |
2008 |
31 |
2 |
29 |
30 |
2009 |
34 |
0 |
33 |
31 |
2010 |
35 |
1 |
29 |
27 |
2011 |
32 |
2 |
34 |
35 |
2012 |
37 |
0 |
35 |
37 |
2013 |
32 |
6 |
32 |
33 |
2014 | 35 | 1 |
37 |
35 |
2015 | 39 | 5 |
27 |
17 |
2016 | 28 | 2 |
36 |
42 |
2017 | 39 | 0 |
35 |
32 |
2018 | 30 | 0 |
-- |
-- |
2019 | -- | 0 |
-- |
-- |
Total |
505 |
26 |
393 |
408 |
A implantação do Doutorado, a partir do segundo semestre de 2011, foi recomendado ao CTC da CAPES pela comissão da área, em 15/10/2010, tendo em vista o apoio integral da Universidade Estadual de Maringá, sua infraestrutura, a coerência da proposta de ensino face à estrutura curricular e à formação, maturidade, produtividade em pesquisa e experiência em orientação do corpo docente permanente.
A nova configuração do Programa, constituída com à implantação do doutorado no ano base de 2011, entrou em vigor já em 2010. A área de Estudos Linguísticos se manteve idêntica à configuração anterior, com as mesmas linhas de pesquisa. Já a área de Estudos Literários se desdobrou em três linhas de pesquisa: 1) "Campo Literário e Formação do Leitor", dando continuidade à antiga linha "Literatura e Formação do Leitor", 2) "Literatura e Historicidade" e 3) "Literatura e Construção de Identidades".
3) ALUNOS REGULARES - DOUTORADO
Turma |
Matriculados |
Desistente/Desligado |
Exames de Qualificação |
Defesas Públicas |
2011 |
10 |
0 |
-- |
-- |
2012 |
11 |
1 |
-- |
--- |
2013 |
10 |
0 |
01 |
01 |
2014 |
17 |
1 |
11 |
02 |
2015 |
22 |
1 |
12 |
09 |
2016 |
18 |
1 |
10 |
14 |
2016* |
12 |
0 |
00 |
00 |
2017 |
18 |
0 |
14 |
11 |
2018 |
20 |
0 |
00 |
00 |
Total |
138 |
04 |
48 |
37 |
* Doutorado DINTER - UNEAL
DEFESAS: MESTRADO E DOUTORADO
Quadro Evolutivo Defesas por Área de Concentração e Linha de Pesquisa
Programa de Pós-graduação em Letras – Mestrado
TURMA |
ESTUDOS LINGUÍSTICOS |
ESTUDOS LITERÁRIOS |
||||
EAL |
ETD |
DL |
CLFL |
LH |
LCI |
|
1999 |
6 |
0 |
0 |
1 |
0 |
0 |
2000 |
7 |
1 |
0 |
1 |
0 |
0 |
2001 |
1 |
1 |
0 |
1 |
0 |
0 |
2002 |
6 |
1 |
0 |
4 |
0 |
0 |
2003 |
16 |
0 |
0 |
1 |
0 |
0 |
2004 |
4 |
4 |
1 |
4 |
3 |
0 |
2005 |
7 |
3 |
0 |
7 |
1 |
0 |
2006 |
6 |
6 |
0 |
5 |
4 |
4 |
2007 |
8 |
3 |
1 |
5 |
9 |
4 |
2008 |
7 |
4 |
2 |
7 |
8 |
2 |
2009 |
6 |
5 |
3 |
8 |
7 |
2 |
2010 |
3 |
6 |
5 |
5 |
6 |
2 |
2011 |
5 |
9 |
7 |
5 |
6 |
3 |
2012 |
5 |
8 |
5 |
4 |
10 |
5 |
2013 |
7 |
6 |
4 |
5 |
7 |
4 |
2014 |
6 |
6 |
7 |
4 |
7 |
6 |
2015 |
3 |
2 |
0 |
2 |
8 |
2 |
2016 |
5 |
12 |
3 |
8 |
7 |
7 |
2017 |
5 |
7 |
2 |
8 |
6 |
4 |
2018 |
- |
- |
- |
- |
- |
- |
Total |
113 |
84 |
40 |
85 |
89 |
45 |
Quadro Evolutivo Defesas por Área de Concentração e Linha de Pesquisa
Programa de Pós-graduação em Letras – Doutorado
TURMA |
ESTUDOS LINGUÍSTICOS |
ESTUDOS LITERÁRIOS |
||||
EAL |
ETD |
DL |
CLFL |
LH |
LCI |
|
2013 |
- |
- |
- |
1 |
- |
- |
2014 |
- |
1 |
- |
- |
- |
1 |
2015 |
1 |
- |
1 |
4 |
2 |
1 |
2016 |
3 |
4 |
2 |
3 |
1 |
1 |
2017 |
1 |
4 |
2 |
2 |
1 |
1 |
2018 |
- |
- |
- |
- |
- |
- |
Total |
5 |
9 |
5 |
10 |
4 |
4 |