+

Organização

O Programa de Pós-graduação em Letras (PLE), em nível de mestrado e de doutorado, é constituído de programas de estudos e de atividades de pesquisa, sistematicamente organizados.

 O PLE é oferecido nas seguintes áreas de concentração:

I - Área de Concentração: Estudos Linguísticos

  1. Ensino-aprendizagem de línguas
  2. Estudos do texto e do discurso
  3. Descrição linguística

II - Área de Concentração: Estudos Literários

  1. Campo literário e formação de leitores
  2. Literatura e historicidade
  3. Literatura e construção de identidades

Na área de Estudos Linguísticos, os objetivos específicos visam ao desenvolvimento e formalização de pesquisas em suas linhas.

I – Na linha Ensino-aprendizagem de línguas, objetiva-se a realização de pesquisas que enfoquem aspectos de ensino e aprendizagem de línguas.

II – Na linha Estudos do texto e do discurso, objetiva-se a realização de pesquisas que busquem, nas teorias de correntes diversificadas, subsídios para o estudo de problemas textuais e discursivos, com a finalidade de possibilitar análises críticas do funcionamento da linguagem em corpus diversificado.

III – Na linha Descrição linguística, objetiva-se a realização de pesquisas que busquem, nas teorias de correntes diversificadas, quer diacrônicas quer sincrônicas, subsídios para o estudo da descrição linguística do português em seus diferentes níveis.

Na área de Estudos Literários, os objetivos específicos visam a desenvolver e formalizar pesquisas teórico-metodológicas em suas linhas.

I – Na linha Campo literário e formação de leitores, objetiva-se a realização de pesquisas relacionadas ao campo literário, no âmbito da criação, produção, circulação e consumo de livros, e a descrição histórico-social de processos de leitura e formação de leitores, que permitam a problematização de conceitos e de práticas, no que se refere à educação literária e à leitura do texto literário em diferentes materialidades e modalidades.

II – Na linha Literatura e historicidade, objetiva-se a realização de pesquisas sobre relações entre literatura e processos de historicidade, considerando a tradição e a ruptura de paradigmas teóricos, estéticos e culturais.

III – Na linha Literatura e construção de identidades objetiva-se a realização de pesquisas sobre as relações entre textos literários e/ou demais manifestações culturais, focalizando a representação/construção de identidades e as especificidades de seus discursos.

Exigir-se-á do candidato ao grau de mestre ou de doutor, além das atividades acadêmicas, a demonstração da capacidade de pesquisa e sistematização, consubstanciada na apresentação e defesa de dissertação ou de tese.

 O PLE tem por finalidade a formação e o aprimoramento de alto nível de profissionais qualificados para atuação em campos de ensino e de pesquisa em Letras, em um espaço de convívio integrado de estudos linguísticos e literários, no âmbito de seu ensino, descrição, e uso em contextos de produção, recepção e circulação.

O PLE tem por objetivo geral formar pesquisadores qualificados, a fim de promover a produção de conhecimento em suas áreas de concentração – Estudos Linguísticos e Estudos Literários.

 ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA

O PLE é constituído por:

I – Conselho Acadêmico do Programa (CA)

II – Coordenador

III – Coordenador Adjunto

IV – Secretário

COORDENAÇÃO

Profª Drª Cristiane Carneiro Capristano -  capristano1@yahoo.com.br.

CONSELHO ACADÊMICO (2020-2022) - Portaria nº 017/2019-PLE

Prof.ª Dr.ª Cristiane Carneiro Capristano - Presidente
Prof.ª Dr.ª Érica Fernandes Alves
Prof. Dr. Hélcius Batista Pereira
Prof.ª Dr.ª Luciana Cabrini Simões Calvo
Prof.ª Dr.ª Neiva Maria Jung
Prof.ª Dr.ª Alba Krishna Topan Feldman
Prof. Dr. Márcio Roberto do Prado

Micheli Cristiana Ribas Camargo - Representante Discente - Mestrado - (Turma 2021)
Kelly Luciana Bueno - Representante Discente - Doutorado - (Turma 2021)

E-mail: representantes.discentes.caple@gmail.com