O I SINAGEL SIMPÓSIO NACIONAL DE GRUPOS DE PESQUISA EM ESTUDOS LITERÁRIOS – pretende se constituir em um espaço profícuo de interação de grupos de pesquisa em estudos literários, em que pesquisadores de múltiplas tendências e linhas possam compartilhar suas idéias, apresentar e discutir os resultados de suas pesquisas, falar e ouvir falar, enfim, de Literatura. 


Objetivos/ Temáticas
Nesta primeira edição, o SINAGEL conta com a participação de dois grupos de pesquisa registrados na base de dados do Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq: “Literatura de autoria feminina brasileira – LAFEB”  e “Produção, recepção e circulação de textos literários – PRC-Tex”. 

O LAFEB reúne pesquisadores/as de instituições brasileiras de ensino superior, bem como alunos/as de graduação (PIC e PIBIC) e de pós-graduação (mestrado e doutorado) que desenvolvem pesquisas relacionadas com a produção literária escrita por mulheres no Brasil. Considerando o silenciamento histórico a que esta produção foi submetida até há pouco tempo, o objetivo do grupo é dar-lhe visibilidade por meio de estudos que se desenvolvem a partir do pensamento crítico feminista e dos estudos de gênero, com ênfase no resgate de obras desconhecidas, no modo como constroem as representações de gênero, bem como no mapeamento das tendências estéticas dessa produção. A literatura de mulheres é, também, analisada a partir de perspectivas multidisciplinares, bem como a partir do viés dos Estudos Culturais. O grupo tem como meta realizar encontros periódicos para debater o tema, promover cursos de extensão e simpósios, além de viabilizar publicações que veiculem os resultados das pesquisas desenvolvidas. Trata-se, enfim, de um lugar de discussão, troca de experiências e divulgação de pesquisas sobre a literatura brasileira de autoria feminina

O PRC-Tex, compreendendo a literatura como um fato social construído por inúmeras instâncias, sociabilidades, materialidades, além de formas de mediação entre produtores e consumidores, em momentos e situações históricas particulares, agrega trabalhos que objetivam discutir aspectos relacionados às formas produção, circulação e recepção de formas ficcionais dentro de um sistema regulado pelos fatores acima mencionados. Atentando às formas de produção, o grupo tem dado ênfase à discussão de formas ficcionais multimodais presentes na cultura contemporânea e à produção literária destinada à juventude. Assim, na esfera da produção, destacam-se estudos sobre videogames, adaptações de textos literários para outras formas de linguagem, formas ficcionais de circulação na cibercultura e outros. Com relação à esfera da circulação e recepção, as pesquisas do grupo têm focalizado os espaços nos quais essas formas ficcionais têm circulado, a saber, espaços escolares ou não, objetivando discutir os modos de leitura e interação produzidos a partir de tais formas ficcionais por diferentes receptores.

O I SINAGEL reunirá pesquisadores e professores da área de Letras, com especialidade no campo dos Estudos Literários, acadêmicos de graduação e de pós-graduação, além de outros profissionais de áreas afins, cujos interesses se voltem para esses dois eixos de pesquisa. Nosso objetivo é promover o intercâmbio de informações, o incentivo a investigações e, sobretudo, o debate de idéias, contraponto fundamental para o desenvolvimento de pesquisas. Debate esse que não se pretende realizar no âmbito, apenas, dos grupos de pesquisa referidos, mas, também, destes com outros grupos e pesquisadores em geral.

Comissão Organizadora
Docentes:
Profa. Dra. Lúcia Osana Zolin
Profa. Dra. Mirian Hisae Yaegashi Zappone
Profa. Dra. Vera Helena Gomes Wielewick

Discentes 
Geisa Pelissari Silvério
Tatiana Marins Gabas
Micheli Mitsuy  Tangi
Paola Natacha Bogusz
Simone de Souza Burguês
Cidalli Lenzi de Oliveira
Liliam Cristina Marins

Secretária 
Andrea Regina Previati